domingo, 8 de junho de 2014

Roteiro para Comunidades - Estudo do Evangelho de Mateus - CEBI Caxias

Pessoal,
O Cebi Caxias apresenta a seguir uma sugestão de roteiro para encontro com as comunidades que não têm uma trajetória de estudo da Palavra de forma sistemática, mas que no período do Mês da Bíblia da Igreja Católica Romana queiram se dedicar ao estudo do Evangelho de Mateus. Caso, precisem de mais informações sobre a maneira com a qual chegamos a este roteiro, podemos enviar.

Roteiro para Comunidades - Estudo do Evangelho de Mateus - CEBI Caxias 

CURSO BÍBLICO 2014 - EVANGELHO DE MATEUS

1º DIA:  CONTEXTO

CHEGADA
CRACHÁ
DIVISÃO DE TAREFAS
ORAÇÃO
APRESENTAÇÃO POR COMUNIDADE E DO CEBI
SÍMBOLO:  Um livro grande, onde registraríamos as impressões a cada dia com fotografias...
CONTEXTO
(DINÂMICA DA VERDADE E FOFOCA:  DISTRIBUIÇÃO DE AFIRMAÇÕES SOBRE O EVANGELHO DE MATEUS EM FAIXAS, DEPOIS
Motivo da escolha do tema pela ICAR/CNBB
Estrutura do livro
Linha do tempo
Contexto da comunidade:  social, político, econômico, cultural, religioso
Mapa
ENCERRAMENTO (Lembrar as tarefas do dia seguinte)
ORAÇÃO
LANCHE

2º DIA:  

ORAÇÃO
MEMÓRIA
INTRODUÇÃO AO TEMA:  Sermão da montanha
-O que é o sermão da montanha;
- Para quem?
- Não como lei, mas algo que tem que ser encaixado na vida;
-Apresentar estas bem-aventuranças (breve);
DIVISÃO DE GRUPO:
GRUPO 1:  Lembrando que a justiça do Reino é muito maior que a justiça da lei, ler Mt 5, 21-32 e responder:
A)O que Jesus está querendo propor no lugar da Lei de Moisés?
B)De que forma vivemos esta proposta de Jesus no relacionamento com o próximo?
C) De que forma vivemos esta proposta de Jesus no relacionamento familiar?
APRESENTAÇÃO:  Forma de Música
GRUPO  2: :  Lembrando que a justiça do Reino é muito maior que a justiça da lei, ler Mt 5, 33-37 e responder:
A)O que Jesus está querendo propor no lugar da Lei de Moisés?
B) Até que ponto nosso pensamento e palavra têm sido coerentes com nossa ação/
APRESENTAÇÃO:  Esquete
GRUPO  3:  Lembrando que a justiça do Reino é muito maior que a justiça da lei, ler Mt 5, 38-47 e responder:
A)O que Jesus está querendo propor no lugar da Lei de Moisés?
B) O que nos impede de viver esta forma radical de amor ao próximo?
APRESENTAÇÃO:  Entrevista
GRUPO 4:  Ler Mt 6, 1-18 e responder:
A)Quais são as três práticas religiosas que Jesus propõe a todo cristão?
B)De que maneira estas práticas religiosas tem se transformado em solidariedade, diálogo com Deus e liberdade frente aos bens?
APRESENTAÇÃO:  De forma criativa
GRUPO 5:  Ler Mt 6, 19 – 7, 14 e responder;
A)Esta proposta de Jesus é possível ser vivida hoje?  Por quê?
B)O que está faltando em nossa sociedade para que possamos vivenciá-la?
C)De que maneira pequenas ações e gestos podem começar a mudar as relações na direção da justiça do Reino?
APRESENTAÇÃO:  Na forma de exemplos
GRUPO 6:  Ler Mt 7, 15 –2 7 e responder:
A)Diante da realidade, podemos dizer hoje:  Existem falsos profetas?  Quais são suas práticas?  Como identificá-las?
B)Por que profetizar, expulsar demônios e fazer milagres em nome de Jesus podem ser consideradas práticas contrárias a vontade de Deus?
C)Quais são os alicerces onde estamos construindo (organizando) nossas comunidades hoje?
APRESENTAÇÃO:  Cartaz
PLENÁRIO
AMARRAÇÃO
ORAÇÃO FINAL

3º DIA:  Parábolas

Ter um olhar voltado para a história.  Criar um ambiente de contação da história (tapetes, almofadas)  Talvez, a mesma parábola de Jesus.
ORAÇÃO INICIAL
MEMÓRIA
INTRODUÇÃO AO TEMA:
Apresentar o tema das parábolas no início e o tema central de cada isso.

DIVISÃO DE GRUPO:  Reescrever as parábolas para hoje.  Como falar hoje das parábolas.  Como falar para que pudéssemos entender hoje

GRUPO 1:  Mt 13, 3-9
GRUPO 2:  -Mt 13, 24-30
GRUPO 3: Mt 13, 31-32
GRUPO 4:  Mt 13, 33
GRUPO 5:  Mt 13, 44-46
GRUPO 6:  Mt 13, 47-50
PLENÁRIO
AMARRAÇÃO

4º DIA:  Sermão da comunidade

ORAÇÃO INICIAL
MEMÓRIA
INTRODUÇÃO AO TEMA:
-Qual é a comunidade de Mateus?
-Formação dessa comunidade?
-Conflitos internos e externos;
-Rosto dessa comunidade;
No livro Como ler Mateus (129-136); PNV 313 (32-34); Deus Conosco – Verbo (81/99); Ele está no meio de nós (131-138))
DIVISÃO DE GRUPO
GRUPO 1:  Mt 18, 1-35
1-O que está acontecendo na comunidade que leva Mateus a fazer esta pergunta:  Quem será maior no Reino de Deus?
2-Hoje, nas nossas comunidades acontece o mesmo?  Temos necessidade de reconhecer quem é o maior?
3-Como ligar e desligar o poder da comunidade?
APRESENTAÇÃO:  Esquete
GRUPO 2:  Mt 18, 1-35
1-O que está acontecendo na comunidade que leva Mateus a questionar:  Como evitar o escândalo?
2-Quais são os escândalos da comunidade de Mateus?
3-O que liga e desliga os escândalo?
APRESENTAÇÃO:  Rap, desafio, coco, repente
GRUPO 3:  Mt 18, 1-35
1-O que está acontecendo na comunidade de Mateus para afastar as pessoas?
2-Quais são os acontecimentos que levam as pessoas a se afastarem?
3-O que liga e desliga o afasto?
APRESENTAÇÃO:  Protesto
GRUPO 4:  Mt 18, 1-35
1-O que está acontecendo na comunidade de Mateus para que ocorra o resgate do irmão?
2-De que jeito Mateus indica a comunidade resgatar o irmão e os que provocam a saída da comunidade?
3-O que liga e desliga a correção fraterna na comunidade?
APRESENTAÇÃO:  Reportagem
GRUPO 5:  Mt 18, 1-35
1-O que está acontecendo na comunidade de Mateus para indicar o exercício do perdão?
2-Como exercer o perdão nas comunidades?
3-O que liga e desliga o perdão nas comunidades?
APRESENTAÇÃO:  Tribunal
PLENÁRIO
AMARRAÇÃO
Destacar o foco do texto em si:  os pequeninos, Deus e o perdão
ORAÇÃO FINAL

5º DIA:  Sermão da vigilância

ORAÇÃO INICIAL:  Mt 24, 32-36
RECORDAÇÃO DA VIDA
INTRODUÇÃO AO TEMA:  O sermão da vigilância
No livro Como ler Mateus (172-184); PNV 313 (35-39);
DIVISÃO DE GRUPO:  Bem-aventuranças - Mansos, Misericordiosos, aflitos, famintos, puros, perseguidos
GRUPO 1:  Mt 24, 1-13
1-Olhando para o texto, o que representa o templo como instituição para o povo e os poderosos?
2-O Templo está a serviço de quem?  Como exerce o seu serviço?
3-Quais as consequências da destruição do Templo?
GRUPO 2:  Mt 25, 1-13
1-Estamos caminhando para uma grande festa.  Estamos com as lâmpadas preparadas para iluminá-la?  Como fazer esta preparação?
2-Se não praticarmos a justiça, Jesus não nos reconhece.  O que isto significa?
GRUPO 3:  Mt 25, 14-30
1-Cada um de nós recebeu uma missão relacionada com a justiça e segundo a própria capacidade.  Como estamos realizando?
2-Deus aceita desculpas?  Quais as nossas desculpas?
3-Existe alguém inútil para o Reino de Deus?
GRUPO 4:  Mt 25, 31-46
1-Como imaginamos o Juízo Final? Diante do que vamos ser julgados?
2-A prática da justiça é o critério do julgamento.  Comente:
CELEBRAÇÃO:
Apagar as luzes,fazer uma memória do que nos coloca nas trevas.  Falar o que ilumina a caminhada, aos poucos, acende-se as velas.  Pai-nosso ou abraço da paz, troca-se lamparina.  Fazer um momento de partilha com todos(alimentos).